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solavancos em velocidade estável
09/03/2010, 11:44
Resposta: #81
Re: solavancos em velocidade estável
Horatio,

É o segundo TPS que você troca?

Já levei ela de novo lá, agora em março, para fazer a revisão de 10.000 Km e aproveitei para relatar que mesmo após a troca do TPS os problemas dos solavancos não cessaram.
Relatei sobre o conector da bobina que o Sérgio escreveu e eles falaram que não tinha nada a ver com os solavancos.
Então passaram o scanner de novo e programaram para somente gasolina, pois estava usando este combustível.
E a desculpa é sempre a mesma: o combustível utilizado

Os solavancos pararam, mas o carro está bebendo com vontade, mesmo com gasolina. Ainda não medi mas pelo ponteiro não deverá ser muito bom.
na verdade nunca consegui fazer mais de 6Km/l com álcool na cidade e ar ligado.
na estrada chega a 10Km/l andando em velocidades de 120km

Acho que eu mesmo vou ter que colocar a presilha no conector da bobina. Qual seria o conector?

Abraços

Mealnero

Meriva Maxx 1.4 Econoflex 2009 - prata <br />Corsa Maxx 1.0 VHC Flexpower 2008 - cinza bluet
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09/03/2010, 12:43
Resposta: #82
Re: solavancos em velocidade estável
Mealnero, eu também cheguei a fazer o teste com o conector da bobina e não surtiu efeito algum. Basta seguir um cabo de vela que você acha a bobina e ela só tem 1 conector. Tome cuidado com essa "programação só para gasolina" da concessionária, pois isso não existe!

É o segundo sensor que troquei, a primeira foi na concessionária e esse segundo eu comprei e pedi pro mecânico trocar para mim (estava sem saco para trocar). No seu caso pode ter sido que o sensor era um da remessa com defeito ou apenas um que a concessionária tirou de outro carro e colocou no seu, já vi isso acontecer em concessionária...

Já o seu consumo é muito ruim, tem coisa errada no seu carro.

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03/11/2010, 22:47
Resposta: #83
Re: solavancos em velocidade estável
É temos que nos informar sobre o carro que estamos adquirindo, se tivesse feito isso antes de comprar a minha Meriva, talvez não o tivesse feito. Porém, de todos os carros que olhamos foi o que mais nos agradou no quesito espaço e como a minha veio com um kit GNV, fiquei cego pela pseudo-economia de combustível, pois aqui sim faltou informação. Como nunca tive um carro com kit gnv, não sabia nada de nada e achava que era só ligar e andar, não é bem assim. Tem que dar partida com outro combustível, rodar uns 5km e depois ligar o gnv, foi o que ví em todos os kits vendidos no mercado de 3ª geração, no caso o instalado no meu carro em um motorgás. Como ando pouco diariamente o kit gás, praticamente não me serve pra nada, porém posso sair tranquilo nos finais de semana com a família para lazeres mais distantes, rios, cachoeiras e serras. Não com o consumo atual, já vão ver ao que me refiro.
Bem, peguei o carro e levei numa oficina de um amigo para fazer uma revisão geral. Quase tudo ok, somente os bicos estava muito sujos. Nada para ser trocado? Pensei: que bom, deve ser a qualidade GM. :?: :?::?: Correia dentada era nova, veio com óleo e filtro novos e não tinha nada fora do lugar, tudo funcionando. Troquei o filtro de ar, por precaução e por causa do kit gnv. Bem, fui no posto e enchi os bujões e meio tanque de alcool. Fui pra casa e senti que a embreagem estava pesada, na emoção da compra isso passou batido. Chegando em casa a luz da injeção acendeu. Pronto! Começou, pensei. Minha esposa acha que sou neurótico quanto à carro, pois compramos um carro novo e achei milhares de defeitos, vendi antes de fazer 5000km, era uma verdadeira bomba. Quem manda comprar lançamento, pois já tinha fechado a compra de um Fiat Uno EP, zero, completo e peguei uma b...a de um palio pelado. Como fui burro.
Mas começou mesmo. No outro dia o carro não dava partida com o motor frio, precisei de umas 10 tentativas, pegou, apagou e pegou e ficou falhando. E a luz da injeção, ali ligadinha. Fui na oficina e o mecânico: "deve ser o gás, anda e vamos ver como fica". Aff, ele é meu amigo mas perdeu o crédito ali. Fui em outro amigo e ele passou o scanner na injeção. Maior susto, sensor de temperatura da água, Map e Atuador. Mudou o combustível para alcool, zerou tudo e mandou eu ir pra casa, pois ele não tinha o sensor de temperatura da água. "Mas e o resto?" Perguntei. "Não esquenta, isso aqui é GM. Vamos trocar o sensor de temperatura da água, que vou pedir e provavelmente o resto zera". Como ele zerou a luz da injeção sumiu. Fui pra pista de aeromodelismo, voar e esquecer um pouco os problemas do meu novocarrovelho. Nem preciso dizer que antes de chegar na pista a luz acendeu. Fui na internet e comecei a pesquisar sobre GNV e Meriva. Achei algumas coisas, como dar partida no alcool (combustivel que estou usando) e só passar para o gás depois. Andei bastante e aos 120km o gás já era, acabou. Fui abastecer e encontrei um cara com um Santana 1.8, que me disse fazer 180km, só no gás com a mesma cubicagem que o meu carro. Bem... o meu estava gastando muito e, agora, dando um estouros estranhos. Cheguei em casa e abri o capô do carro, descobri uma mangueira solta, mais nada. Troquei o sensor da agua e o carro virou outro, muito melhor para andar e a luz da ignição apagou. Passou a pegar na primeira partida de manhãs. Mas, apareceu que a sonda lambda estava com problema. Os teste dizem que não. Andei 100km e o gás acabou novamente, pouco eu acho e os estouros ficaram mais frequentes, chegando a apagar o carro quando vou arrancar. Lí que cabos e velas podem propiciar isso, troquei tudo, estavam realmente desgastados e os manuais GNV recomendam a troca à cada 10000km. Ai, comecei a notar outra coisinha estranha, esse famoso solavanco em velocidade estável, até parece que todo mundo aqui tem o mesmo carro. :twisted: :twisted::twisted: :twisted: :twisted::twisted: E, quando esqueço e saio no gás, a lenta fica alterada, bem acelerado. Volto pro alcool e espero estabilizar, passo pro gás e fica normal. Depois que troquei as velas e os cabos, os estouros não se repetiram, mas notei que dirijo o carro sempre tenso, apertando o volante, esperando o próximo Pow! Comecei a pensar na brincadeira que fazia com o nome do carro, Melivra. :roll: :roll::roll: :roll: :roll::roll: O chato é que, gostamos do carro. Até meu filhos se sentem melhor com ela. Já planejamos trocar por uma mais nova no próximo ano, agora a grana não deu para saltar logo para uma 2009 mas no ano que vem dá. Porém vendo os reclames dos defeitos recorrentes, estou repensando a idéia.
Mesmo assim, vou encomendar o Sensor MAP ou TPS. Acho que vou aproveitar e trocar o atuador da marcha lenta, tanto do kit GNV quanto da injeção e se tudo não ficar muito caro troco a sonda lambda, assim fico com a injeção praticamente nova. Ainda falta fazer uma revisão completa no kit gás, vou fazer isso somente na segunda quinzena, um pouco antes de viajar de férias.
Para não fugir e escapar do lugar comum, minha Meriva tem todos os defeitos que as outras, suspensão dianteira barulhenta, bebe muito, embreagem com barulhinho estranho e pesada, sensor TPS e etc. Mas, é um carro muito confortável, anda muito principalmente no alcool. Não sei quanto ela está fazendo com o alcool, vou encher o tanque amanhã, andar um pouco somente com esse combustível e voltar a completar o tanque para ter uma alegria ou uma tristeza. Se bem que, nada me assusta pois meu fiesta fazia uns 6,5km/l no alcool com ar ligado. Aqui o trânsito é complicado, não flui, pois o povo é muito asno volante, uns verdadeiros tranca rua.
O lado positivo de tudo isso são os preços das peças. Sensor de temperatura da água custou R$ 35,00. Caro, pois achei depois por R$ 20,00. Velas, R$ 35,00. Cabos, R$ 90,00. Sensor TPS, R$ 75,00. Atuador, R$ 35,00. Sonda lambda, R$ 150,00. E acho as peças em qualquer loja. Trocando em miudos, a Meriva custa nesse caso o mesmo que manter um Fiesta 1.0. Só espero que os problemas parem por ai. :evil: :evil::evil:
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04/11/2010, 06:09
Resposta: #84
Re: solavancos em velocidade estável
Pra você não gastar dinheiro atoa, uma informação: o sistema de alimentação do GNV é totalmente independente do combustível original. Portanto, você só deve trocar o atuador da marcha lenta do GNV e não o original do carro. Carro a GNV é sinônimo de problemas, então a Meriva não tem culpa disso. Tive um Santana a GNV que foi o pior carro que já tive na vida.

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17/11/2010, 13:19
Resposta: #85
Re: solavancos em velocidade estável
Citar:Pra você não gastar dinheiro atoa, uma informação: o sistema de alimentação do GNV é totalmente independente do combustível original. Portanto, você só deve trocar o atuador da marcha lenta do GNV e não o original do carro. Carro a GNV é sinônimo de problemas, então a Meriva não tem culpa disso. Tive um Santana a GNV que foi o pior carro que já tive na vida.
Sim, o sistema GNV é independente realmente. Mas, passado mais alguns dias fui descobrindo as virtudes da minha Meriva. Bem, ela é econômica no GNV, na medida do possível, pois 10km/m3 não é algo desprezível. Estou reaprendendo a dirigir, afinal com um combustível diferente a tocada tem que ser repensada, e com isso a econômia do GNV vai ser maior, parece que estou ganhando de imediato algo em torno de 20%. E o que possibilita isso é a força do motor 1.8, posso andar tranquilamente sem forçar e trocando marcha abaixo de 2000 rpm ou próximo disso. Na estrada a econômia no GNV é muito maior.
Não acho o GNV uma fonte de problemas, mas sim de econômia. E os problemas crônicos da Meriva, supensão, conectores de sensores ruins e sensor tps problemático, independem do combustível usado, seja gasolina, alcool ou gnv. Mas, é um bom carro e vai me servir à contento. A troca já está programa para o próximo ano, quero pegar uma 2009/10 e preferencialmente com o GNV, porém já sei que ela é finada em 2012, quando vai sair de linha.
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25/06/2011, 21:29
Resposta: #86
Re:solavancos em velocidade estável
Prezados,
Não pude deixar de acrescentar a experiencia que tive com este mesmo problema. Possuo uma Meriva Maxx 2008/2008. O que pude descobrir sobre este problema é que se deve SIM trocar todo o conjunto (sensor + borboleta).
O sensor antigo p/n 93356162, que possui um corpo preto e é arredondado na parte externa não é mais comercializado pela GM. A razão é para que o mesmo não seja simplesmente substituído no corpo da borboleta antiga. Pelo mesmo erro de projeto o sensor substituido vai falhar novamente. Também não adianta "adaptar" o novo sensor no corpo da borboleta antiga, como muitos fazem porque este também deixará de funcionar dentro de algum tempo.
O reparo correto é substituir o conjunto antigo (sensor + borboleta) pelo conjunto novo (sensor + borboleta). Na autorizada, só a nova borboleta fica em R$800,00. Quando você menciona a falha de projeto eles tentam te enrrolar empurrando uma borboleta modelo novo por algo em torno de R$500,00 e dizendo que farão o serviço de substituição gratuitamente (você só pagaria a peça). Não caiam nessa! O negócio é ligar para a GM (0800 7024200) reclamar com a atendente mencionando a falha do projeto e pedir um novo conjunto em garantia. Eles não fazem mais do que a obrigação de autorizarem a substituição do conjunto pelo modelo novo sem cobrar MDO e peças.
O conjunto novo é fácil de reconhecer porque a parte externa do sensor passou a ser quadrada e, este novo sensor só se encaixa na borboleta antiga se for "modificado".
Recebi muita ajuda deste grupo. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos vocês e deixar aqui esta minha pequena contribuição.
Antes da Meriva Maxx 2008 tive uma Joy 2007. Acho o carro excelente apesar de um pouco beberrão. Acho uma pena se ela sair mesmo de linha como anunciado aqui no grupo e em outras fontes na Internet.
Abraços a todos.
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18/08/2011, 07:42
Resposta: #87
Re:solavancos em velocidade estável
Bom dia a todos...
Tenho um Meriva 10/10 1.4 Joy, mesmo semdo de ano de fabricação diferente da maioria dos carros aqui relatados, o meu também apresenta o mesmo problema. Ja troquei vela, cabos de veja, filtros, fiz limpeza de bicos e regulagem da injeção (nesta ultima, o scanner não acusa nenhum erro) e mesmo assim o meu veiculo apresenta estes solavancos. Alguel saberia me dizer se este problema com o sensor persiste até o momento? Pois não sei mais o que fazer, meu carro saiu da garantia em março e não sei o que fazer para resolver tal problema, já fui em alguns mecanicos e nenhum deles conseguiu saná-lo.
Abs a todos!!
Leonardo
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18/08/2011, 08:16
Resposta: #88
Re:solavancos em velocidade estável
LeonardoBA, provavelmente a troca do sensor da borboleta (aceleração) irá resolver o seu problema. A minha também é 1.4 só que de 2009 e tive que trocar 3 vezes, na última resolveu de vez.

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28/08/2011, 22:48
Resposta: #89
Re:solavancos em velocidade estável
Olá Horátio... este fim de semana estive na oficina, e resolvi fazer um teste com a tal arruela colocada no sensor, e de certo, pedi para o mecanico colocar e depois ele zerou a injeção, até o momento o carro está legalzinho.
Fiz isso porque fiquei na dúvida quando ao sensor que devo colocar, o sensor que o meu carro tem é o que aparece conforme a foto do link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1...l-novo-_JM
Pelo que pude perceber neste tópico, o sensor que irá resolver o meu problema, seria esse outro no link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1...-stilo-_JM
Correto?

Fiquei inseguro em adquiri-lo sem confirmar se é este mesmo o modelo que está com o problema corrigido. Em relação a arruela, voce saberia me dizer qto tempo este "quebra-galho" geralmente dura?

Sds
Leonardo
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29/08/2011, 18:05
Resposta: #90
Re:solavancos em velocidade estável
Olha, não sei dizer quanto tempo vai durar essa aruela, mas no meu carro eu comprei o sensor original, e desde a última troca não tive mais problemas. Recomendo trocar pelo original, de preferência comprando ele em uma autorizada.

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