[Faça você mesmo] Como instalar o kit de partida a frio
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01/11/2008, 08:03
(Resposta editada pela última vez em: 10/05/2015 10:44 por Admin.)
Resposta: #1
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[Faça você mesmo] Como instalar o kit de partida a frio
Pessoal, abaixo vai um tutorial do tipo Faça você mesmo que fiz a bastante tempo atrás, mais precisamente em 2004, para a instalação de um kit de partida a frio em um Gol que converti para álcool. Acho interessante colocar aqui no Meriva Clube pois a Meriva teve versões com motores apenas a gasolina e poderá ajudar quem tem uma e quer converter para álcool.
Inclusive já usei os mesmos passos para a instalação em um Novo Corsa que tive e que também converti para álcool. Logicamente o posicionamento dos itens são diferentes mas o procedimento é exatamente o mesmo em vários carros. Aproveitem! Como instalar o kit de partida a frio? Após a conversão do meu carro (Gol Special 1.0 MI 98/99) para álcool, senti muita dificuldade para ligá-lo, principalmente porquê foi numa semana de muito frio aqui no Rio. Para se ter noção da dificuldade, no primeiro dia após a conversão, tive que tentar sete vezes para o motor entrar em funcionamento! E nos outros dias a mesma história de repetiu. Mas depois de entrar em funcionamento, em 1 minuto já estava andando com o carro, sem esticar muito as marchas. Em menos de 5 minutos já estava tudo OK. Durante o resto do dia, se não deixasse o carro desligado por mais de 5 horas, o motor funcionava de primeira. O problema está em deixar o motor desligado por um grande tempo em um ambiente frio, pois no calor o funcionamento é fácil. Como não gosto de ter um carro que demore a funcionar, sempre indo para a região serrana do Rio (lugar onde faz um frio de verdade) e, queria resolver este problema, a única solução seria a instalação de um kit de partida a frio no carro. Como tive muita dificuldade para comprar as peças e realizar a instalação, por falta de informações, resolvi escrever esse tutorial para ajudar os outros que também irão instalar o kit em seu carro. Outro fator é o preço cobrado pelo kit por algumas oficinas. Como vai funcionar o kit? O funcionamento é simples: o kit de partida a frio vai jogar gasolina direto no motor, através de uma saÃda/entrada de vácuo qualquer do motor. Assim, quando der a partida para o motor funcionar, já vai ter gasolina dentro dele, o que facilitarão seu funcionamento. Simples e rápido. Os componentes Os componentes para a instalação da partida a frio, em geral, seguem os mesmos que utilizei em meu carro. Lembro que os preços abaixo foram de lojas aqui no Grande Rio, depois de pesquisar muito em São Cristóvão e em Duque de Caxias (onde trabalho). Reservatório de gasolina (R$25,00). Comprei o original do Gol (meu carro possui o suporte). Mas há casos de outros veÃculos que não existiram versões a álcool ou que não tem o suporte instalado nas versões a gasolina. Nesses casos será necessário adaptar um, tendo cuidado para ficar bem firme. Bomba para o reservatório (R$15,00). Este aqui foi fácil, pois é a mesma usada para o limpador de pára-brisa. Solenóide da injeção (R$39,90). Essa aqui foi a mais polêmica, pois ninguém sabia o que era. Quando achei, lá na IBAD em Caxias, vi que na caixa estava escrito "Eletroválvula". Fica aà a dica. Mas o que faz isso? A função desta peça é não deixar que o vácuo do motor puxe a gasolina do reservatório. Funciona como uma porta, que é aberta quando comandada (ela é 12 volts). A que comprei é para linha GM (Corsa, Monza, Kadett etc.), pois não precisa ser uma especÃfica para um modelo, o que importa mais é o preço! Demais peças (R$15,00). Aqui ficam as demais peças para a instalação, como mangueiras, um "T" de acordo com a medida da mangueira, botão liga/desliga tipo campainha, fios, conectores (tipo terminais, com capinhas de plástico para a bomba e envolvidos por fita isolante na solenóide), borracha de vedação para a bomba (no encaixe no reservatório) e abraçadeiras. Fita Isolante Vai ser muito útil, não se esqueça dela, de uma boa marca (não essas de lojinhas de 1,99). Como já tinha, não sei o preço atual, mas por R$5,00 deve-se conseguir uma boa marca. Custo Total O custo total foi de R$94,90. Uma boa economia, pois na média das oficinas o preço está em torno de R$150,00 o mais barato, com reservatório genérico (não original). Instalação Primeiro passo foi a organização do material e da ordem da instalação, depois realizei a montagem dos fios nos devidos conectores. Depois de tudo organizado, fui para o carro fazer a instalação. Primeiro passei o fio para o botão que vai acionar tudo. Escolhi um buraco fechado por um "tampão de borracha", mas acabei estragando o tampão, e o lugar é de difÃcil acesso para troca. Pura falta de experiência. Estive observando e percebi que se tirar o painel poderei substituÃ-lo. Cuidado para não estragar algo, pois agora fico sentindo um cheiro de gasolina do reservatório. Passado o fio, escolhi o lugar que, por escolha minha, ficou na tampa da caixa de fusÃveis. Ficou de fácil acesso e de fácil instalação e futura manutenção. Agora vamos para a instalação da bomba e do reservatório, que no meu caso foi fácil, apenas encaixando no lugar especÃfico ao lado do limpador do pára-brisa. Após isso, fiz a ligação do fio que vem do botão no positivo da bomba e o negativo de um lugar próximo na lataria do carro (um parafuso do pára-lama). A passagem da mangueira para o cofre do motor foi fácil, pois existem diversos tampões de borrachas. Apenas furei um e liguei a mangueira na bomba do reservatório. A instalação da solenóide foi fácil. Prendi-o em um parafuso próximo e ficou perfeito. O negativo liguei na própria arruela que ajudou a fixá-la, o positivo liguei junto com o da bomba do reservatório (o botão vai acionar a bomba e a solenóide ao mesmo tempo). Depois de fixar a solenóide, basta ligar a mangueira que vem do reservatório de um lado e a que vai para a entrada de vácuo do motor. Escolhi a saÃda que vai para o regulador de pressão dos bicos. Existe ainda a saÃda do "canister", que não tem uso em carros a álcool. A ligação foi feita através de um "T", conforme podemos ver na foto. Quando injetar a gasolina, a solenóide vai abrir, a gasolina passa, chega ao "T" e segue para o motor. Uma importante observação: nas fotos não está presente as abraçadeiras, que são importantes. Explico: quando acionei o sistema as mangueiras saÃram devido a pressão. Em todas as conexões que ficaram frouxas as abraçadeiras são muito importantes! Após toda a instalação, faltou apenas a ligação do positivo lá dentro do carro. Lembre-se que só ligamos o que vai do botão para a bomba/solenóide, e faltou à entrada da corrente. Escolhi o fio principal que chega da bateria, mas porquê não sabia qual fio da caixa de fusÃveis era o indicado para funcionar somente com a ignição ligada. Quando for no eletricista vou pedir para ele ligar no lugar correto. Considerações Finais Não esqueça de isolar bem todas as ligações dos fios, principalmente as do cofre do motor, pois estas sofrem com poeira, água, óleo... Por isso a necessidade de uma boa fita isolante. Bom, finalmente você poderá colocar gasolina no reservatório, tampá-lo, acionar o botão e ver se o motor funciona mais fácil. O ideal (como fiz) é fazer esse serviço de manhã, sem ter ligado o motor. Aà você já testa e comprova a eficiência do kit. Espero ter ajudado a quem for instalar o kit de partida a frio em seu carro. O texto é longo, mas contém tudo que acho necessário para realizar a instalação. Além disso, relato a minha experiência para ajudar a evitar transtornos durante a instalação. Um abraço! Fundador e Administrador Meriva Clube do Brasil www.merivaclube.com.br Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para ajudar nossa comunidade a crescer! Hospedagem de sites é com a Essencial Host! |
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