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[Faça você mesmo] Como instalar o kit de partida a frio
01/11/2008, 08:03 (Resposta editada pela última vez em: 10/05/2015 10:44 por Admin.)
Resposta: #1
[Faça você mesmo] Como instalar o kit de partida a frio
Pessoal, abaixo vai um tutorial do tipo Faça você mesmo que fiz a bastante tempo atrás, mais precisamente em 2004, para a instalação de um kit de partida a frio em um Gol que converti para álcool. Acho interessante colocar aqui no Meriva Clube pois a Meriva teve versões com motores apenas a gasolina e poderá ajudar quem tem uma e quer converter para álcool.

Inclusive já usei os mesmos passos para a instalação em um Novo Corsa que tive e que também converti para álcool. Logicamente o posicionamento dos itens são diferentes mas o procedimento é exatamente o mesmo em vários carros. Aproveitem!

Como instalar o kit de partida a frio?

Após a conversão do meu carro (Gol Special 1.0 MI 98/99) para álcool, senti muita dificuldade para ligá-lo, principalmente porquê foi numa semana de muito frio aqui no Rio.

Para se ter noção da dificuldade, no primeiro dia após a conversão, tive que tentar sete vezes para o motor entrar em funcionamento! E nos outros dias a mesma história de repetiu.

Mas depois de entrar em funcionamento, em 1 minuto já estava andando com o carro, sem esticar muito as marchas. Em menos de 5 minutos já estava tudo OK. Durante o resto do dia, se não deixasse o carro desligado por mais de 5 horas, o motor funcionava de primeira.

O problema está em deixar o motor desligado por um grande tempo em um ambiente frio, pois no calor o funcionamento é fácil.

Como não gosto de ter um carro que demore a funcionar, sempre indo para a região serrana do Rio (lugar onde faz um frio de verdade) e, queria resolver este problema, a única solução seria a instalação de um kit de partida a frio no carro.

Como tive muita dificuldade para comprar as peças e realizar a instalação, por falta de informações, resolvi escrever esse tutorial para ajudar os outros que também irão instalar o kit em seu carro. Outro fator é o preço cobrado pelo kit por algumas oficinas.

Como vai funcionar o kit?

O funcionamento é simples: o kit de partida a frio vai jogar gasolina direto no motor, através de uma saída/entrada de vácuo qualquer do motor. Assim, quando der a partida para o motor funcionar, já vai ter gasolina dentro dele, o que facilitarão seu funcionamento. Simples e rápido.

Os componentes

[Imagem: partida-a-frio-01.jpg]

Os componentes para a instalação da partida a frio, em geral, seguem os mesmos que utilizei em meu carro. Lembro que os preços abaixo foram de lojas aqui no Grande Rio, depois de pesquisar muito em São Cristóvão e em Duque de Caxias (onde trabalho).

Reservatório de gasolina (R$25,00).

Comprei o original do Gol (meu carro possui o suporte). Mas há casos de outros veículos que não existiram versões a álcool ou que não tem o suporte instalado nas versões a gasolina. Nesses casos será necessário adaptar um, tendo cuidado para ficar bem firme.

Bomba para o reservatório (R$15,00).

[Imagem: partida-a-frio-02.jpg]

Este aqui foi fácil, pois é a mesma usada para o limpador de pára-brisa.

Solenóide da injeção (R$39,90).

[Imagem: partida-a-frio-03.jpg]

Essa aqui foi a mais polêmica, pois ninguém sabia o que era. Quando achei, lá na IBAD em Caxias, vi que na caixa estava escrito "Eletroválvula". Fica aí a dica.

Mas o que faz isso? A função desta peça é não deixar que o vácuo do motor puxe a gasolina do reservatório. Funciona como uma porta, que é aberta quando comandada (ela é 12 volts).

A que comprei é para linha GM (Corsa, Monza, Kadett etc.), pois não precisa ser uma específica para um modelo, o que importa mais é o preço!

Demais peças (R$15,00).

[Imagem: partida-a-frio-04.jpg]

Aqui ficam as demais peças para a instalação, como mangueiras, um "T" de acordo com a medida da mangueira, botão liga/desliga tipo campainha, fios, conectores (tipo terminais, com capinhas de plástico para a bomba e envolvidos por fita isolante na solenóide), borracha de vedação para a bomba (no encaixe no reservatório) e abraçadeiras.

Fita Isolante

Vai ser muito útil, não se esqueça dela, de uma boa marca (não essas de lojinhas de 1,99). Como já tinha, não sei o preço atual, mas por R$5,00 deve-se conseguir uma boa marca.


Custo Total

O custo total foi de R$94,90. Uma boa economia, pois na média das oficinas o preço está em torno de R$150,00 o mais barato, com reservatório genérico (não original).

Instalação

Primeiro passo foi a organização do material e da ordem da instalação, depois realizei a montagem dos fios nos devidos conectores.

Depois de tudo organizado, fui para o carro fazer a instalação. Primeiro passei o fio para o botão que vai acionar tudo. Escolhi um buraco fechado por um "tampão de borracha", mas acabei estragando o tampão, e o lugar é de difícil acesso para troca. Pura falta de experiência. Estive observando e percebi que se tirar o painel poderei substituí-lo. Cuidado para não estragar algo, pois agora fico sentindo um cheiro de gasolina do reservatório.

Passado o fio, escolhi o lugar que, por escolha minha, ficou na tampa da caixa de fusíveis. Ficou de fácil acesso e de fácil instalação e futura manutenção.

[Imagem: partida-a-frio-05.jpg]

Agora vamos para a instalação da bomba e do reservatório, que no meu caso foi fácil, apenas encaixando no lugar específico ao lado do limpador do pára-brisa. Após isso, fiz a ligação do fio que vem do botão no positivo da bomba e o negativo de um lugar próximo na lataria do carro (um parafuso do pára-lama).

[Imagem: partida-a-frio-06.jpg]

A passagem da mangueira para o cofre do motor foi fácil, pois existem diversos tampões de borrachas. Apenas furei um e liguei a mangueira na bomba do reservatório.

A instalação da solenóide foi fácil. Prendi-o em um parafuso próximo e ficou perfeito. O negativo liguei na própria arruela que ajudou a fixá-la, o positivo liguei junto com o da bomba do reservatório (o botão vai acionar a bomba e a solenóide ao mesmo tempo).

[Imagem: partida-a-frio-07.jpg]

Depois de fixar a solenóide, basta ligar a mangueira que vem do reservatório de um lado e a que vai para a entrada de vácuo do motor. Escolhi a saída que vai para o regulador de pressão dos bicos. Existe ainda a saída do "canister", que não tem uso em carros a álcool.

[Imagem: partida-a-frio-08.jpg]

A ligação foi feita através de um "T", conforme podemos ver na foto. Quando injetar a gasolina, a solenóide vai abrir, a gasolina passa, chega ao "T" e segue para o motor.

[Imagem: partida-a-frio-09.jpg]

Uma importante observação: nas fotos não está presente as abraçadeiras, que são importantes. Explico: quando acionei o sistema as mangueiras saíram devido a pressão. Em todas as conexões que ficaram frouxas as abraçadeiras são muito importantes!

Após toda a instalação, faltou apenas a ligação do positivo lá dentro do carro. Lembre-se que só ligamos o que vai do botão para a bomba/solenóide, e faltou à entrada da corrente. Escolhi o fio principal que chega da bateria, mas porquê não sabia qual fio da caixa de fusíveis era o indicado para funcionar somente com a ignição ligada. Quando for no eletricista vou pedir para ele ligar no lugar correto.

[Imagem: partida-a-frio-10.jpg]

Considerações Finais

Não esqueça de isolar bem todas as ligações dos fios, principalmente as do cofre do motor, pois estas sofrem com poeira, água, óleo... Por isso a necessidade de uma boa fita isolante.

Bom, finalmente você poderá colocar gasolina no reservatório, tampá-lo, acionar o botão e ver se o motor funciona mais fácil. O ideal (como fiz) é fazer esse serviço de manhã, sem ter ligado o motor. Aí você já testa e comprova a eficiência do kit.

Espero ter ajudado a quem for instalar o kit de partida a frio em seu carro. O texto é longo, mas contém tudo que acho necessário para realizar a instalação. Além disso, relato a minha experiência para ajudar a evitar transtornos durante a instalação.

Um abraço!

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