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SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Versão para Impressão

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SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - plinel - 15/04/2009 09:48

Tenho duvida em qual tipo de oleo devo utilizar nas substituições
Eu li o manual , mas não esta bem claro em qual tipo devo utilizar nas substituições
O meu carro esta com 60.000 km , fui orientado pelo frentisat utilizar o SAE 15 /40
mas fiquei na duvida entre este e o SAE 20/50.
Qual seri o correto ?
Obrigado!


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - mealnero - 15/04/2009 10:41

na meriva 1.4 o óleo recomendado pelo manual é somente o 5w30 que é o óleo que vem de fábrica na meriva, no corsa e celta.
No corsa 1.0 vhc flexpower que eu tenho o manual cita diversas opções de óleo, mas sempre coloquei o 5w30 ( o de fábrica), mesmo sendo mais caro.


Abraços

mealnero


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Fabio - 15/04/2009 16:12

Mealnero,

O original de fábrica é Ac Delco 5W30 que além do Corsa e Meriva também usado nos Vectras, Astras e Zafiras. Esse óleo é fabricado pela Chevron-Texaco, ou seja, Havoline que também é o mesmo Motocraft - Ford.
Em todos os GM da família (1 astra, 1 meriva e 2 vectras) estamos usando esse óleo e não temos do que reclamar, inclusive já li e ouvi de vários mecanicos que para o motor 1.4 a recomendação é esse óleo, caso contrário pode gerar dificuldade na primeira partida.

Att.
Fabio


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Admin - 15/04/2009 21:35

O óleo é o 5W30 mesmo, inclusive esse problema que está tendo com alguns motores 1.4 na partida a frio são ocasionados pela utilização de óleos mais grossos, e são resolvidos com a utilização do 5W30.


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - plinel - 16/04/2009 14:04

Citar:O óleo é o 5W30 mesmo, inclusive esse problema que está tendo com alguns motores 1.4 na partida a frio são ocasionados pela utilização de óleos mais grossos, e são resolvidos com a utilização do 5W30.


conf. informado acima o frentista recomendou o SAE-15W40
Sendo o meu carro do ano 2004 estando com 60.00KM , não haveria problema em utilizar O 5w30?
Ja me falaram que devido a alto KM seria bom utilizar o 20w50
Eu ainda to sem saber qual utilizar


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Fabio - 16/04/2009 14:25

A não ser que esse frentista seja engenheiro com no mínimo 20 anos de experiência na área de motores, acho melhor vc seguir a recomendação do manual do proprietário.


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - mealnero - 16/04/2009 15:46

Pois é companheiro plinel,


Se eu fosse você seguiria o conselho do Fábio e ia conforme manda o manual.
Se você sempre usou óleo 20W50 e este óleo é recomendado no manual eu iria deste mesmo.

Minhas experências com o corsa e celta VHC gasolina e flexpower não são boas com óleo 20W50, pois eles vem de fábrica com o 5W30 e na primeira troca na concessionária eles me tacam o 20W50. Tudo bem que o manual cita este óleo como opção, mas é só colocar e o VHC começa a bater pino.
Desde então sempre usei 5w30 no celta 2005 VHC e no corsa VHC flex 2008.

No meriva vou usar o mesmo óleo 5w30, até porque é esse que eles recomendam no manual.

Abraços

mealnero


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Fabio - 16/04/2009 17:41

Isso é um tipico caso de falta de informação e/ou economia. Primeiro que o pessoal da concessionária não informa direito o cliente. Muitas concessionárias acabam oferecendo a troca de óleo grátis na primeira revisão e acabam colocando o 20W50 que é mais barato, ou quando o cliente vai trocar nem falam que existem 2 opções. Tem casos também que o cliente é informado mas por "economia" acaba colocando o 20W50 que o litro é um pouco mais barato.

Conselho de amigo: nunca, mas nunca, nunca em hipotese alguma vá na conversa de frentista. Eles não tem o mínimo de qualificação para dar qualquer dica, recomendação, opnião, eles não tem culpa disso, é que eles não tem o mínimo de preparo para isso. Nada pessoal e respeito o trabalho deles, muitos são atenciosos e prestativos. Mas o trabalho deles é encher o tanque e mesmo assim vc deve ficar ao lado para ver se ele não bate o bico no seu carro lascando a pintura, ou derramar combustível manchando a pintura.


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - Admin - 16/04/2009 21:18

Citar:conf. informado acima o frentista recomendou o SAE-15W40
Sendo o meu carro do ano 2004 estando com 60.00KM , não haveria problema em utilizar O 5w30?
Ja me falaram que devido a alto KM seria bom utilizar o 20w50
Eu ainda to sem saber qual utilizar

Olha, se seu carro com 60 mil km já está precisando usar óleo mais grosso lhe recomendo a venda do carro urgentemente.


Re: SUBSTITUIÇÃO DE OLEO DO MOTOR - CESARYUKIO - 28/05/2009 17:51

Caros AMIGOS,
Com relação a esse tópico, no site do "PRISMA CLUBE", encontrei uma matéria bastante interessante e esclarecedora, postada por "StealthNet", no tópico "Oleo motor 5w30, O Prisma sai de fabrica com o 5w30":

"Como regra geral, quanto maior a eficiencia do oleo maior o valor dele. E por isso que oleos sinteticos com alto poder de lubrificacao em temperaturas extremas sao os mais caros.

A nomenclatura XwYY (especificacao SAE) e relativa a oleos multiviscosos (que mudam de viscosidade com a temperatura). Os numeros significam o quanto de oleo passa por um determinado orificio de prova dentro da media de temperatura X ou Y.

Na pratica, o menor numero inicial X significa a velocidade com o qual o oleo comecara a atuar no motor assim que voce gira a chave. Imagine, o veiculo passa a noite parado e o motor atinge temperatura ambiente, que pode variar facilmente de 0 a 30c em nosso Pais. Ao girar a chave, um oleo 5w30 sera muito mais rapido em evitar o desgaste das pecas nos primeiros giros do motor do que um oleo 20w40. Ele se comporta a frio como oleo de viscosidade 5, e, a quente, como oleo 30 - um oleo ideal para motores novos. Depois que o seu prisma tiver uns 30 mil rodados, voce podera usar um 5W40 como o sintetico da BR.

No mais, NUNCA, JAMAIS, em HIPOTESE ALGUMA caia na cantada dos mecanicos que dizem que um oleo sintetico roda 10 mil Km. A qualidade do oleo (especificacao API) e relativa a capacidade do oleo de manter as suas caracteristicas (viscosidade, lubrificacao, limpeza/detergente) em condicoes extremas de trabalho (alto giro, pe fundo, variacao de temperatura, etc), e nao a sua durabilidade apenas.

Um oleo deve ser trocado a cada 5 mil Km nao so porque ele perde as suas caracteristicas, mas porque, acima de tudo, ele satura de sujeira, carbonizacao e etc., e isso ocorre nao importa o oleo que voce use. Mesmo que o oleo tenha uma qualidade superior e mantenha suas caracteristicas cineticas de lubrificacao, ele ficara saturado de sujeira.

Eu tive carro turbo por anos e vivia enfiado em oficina... cansei de abrir motor e ver motor aberto nas mais variadas condicoes. Na minha opiniao, e preferivel usar um oleo mais barato e troca-lo a cada 4 ou 5 mil do que comprar um oleo mais caro e esquecer ele dentro do motor."