Meriva Clube do Brasil
Revisão dos 10 mil km - Versão para Impressão

+- Meriva Clube do Brasil (https://www.merivaclube.com.br)
+-- Fórum: OFICINA (/forum-5.html)
+--- Fórum: Mecânica e Elétrica (/forum-10.html)
+--- Tópico: Revisão dos 10 mil km (/thread-103.html)

Páginas: 1 2

Revisão dos 10 mil km - Admin - 04/06/2009 06:12

Vamos ver o que eles vão me cobrar para trocarem o óleo, o filtro de combustível e apenas verificar algumas coisas. Olhem a relação abaixo:

Motor - transmissão: verificar quanto a eventuais vazamentos.
Correias de agregados ("acessórios"): verificar o estado.
Filtro de combustível (externo ao tanque): substituir.
Pastilhas e disco de freio: verificar quanto ao desgaste
Freio de estacionamento: verificar e regular, se necessário. Lubrificar as articulações dos liames e cabos
Fluido de freio: verificar o nível e completar, se necessário.
Reservatório da direção hidráulica: verificar o nível de fluido e completar, se necessário. Verificar quanto a eventuais vazamentos.
Amortecedores: verificar quanto a fixação e eventuais vazamentos.
Pneus: verificar pressão de enchimento, quanto ao desgtaste e eventuais avarias, executar o rodízio, se necessário. Verificar o troque das porcas de fixação das rodas.
Sistema do condicionador de ar: verificar quanto ao funcionamento.
Cintos de segurança: verificar cadarços, fivelas e parafusos de fixação quanto ao estado de conservação, torque e funcionamento.
Sistema elétrico: verificar com o "TECH 2" a ocorrência de códigos de falhas.
Equipamentos de iluminação e sinalização: verificar.
Lavadores e limpadores do pára-brisa: verificar o estado das palhetas e o funcionamento.
"Reset" o aviso de inspeção do painel de instrumentos.

Re: Revisão dos 10 mil km - Fabio - 04/06/2009 10:45

Não se esqueça que tem que ser o óleo 5W30 e não o 20W50 que para algumas concessionárias é "cortezia" na primeira revisão.
Estranho é trocar o filtro de combustível com apenas 10.000 km.

Re: Revisão dos 10 mil km - Admin - 04/06/2009 12:34

Eu até recebi um "cheque" dessa cortesia, que com certeza é para o 20w50. Então como tenho essa cortesia vou solicitar o 5w30 e pedir para pagar apenas a diferença de um para outro. Senão eu deixou colocar o 20w50 e assim que sair da concessionária passo na Loja de Lubrificantes da minha confiança e coloco um óleo de verdade.

Já o filtro de combustível realmente é necessário se a pessoa usa álcool, como a maioria aqui. É que o álcool possui muitas partículas de cana que ficam retidas no filtro, chegando até entupir ele e causar falhas no motor. Então, se usa álcool troque-o a cada 10 mil km.

Agendei a visita amanhã as 14h e me passaram um valor entre 120 a 150 reais. Vamos ver o resultado final. Enquanto isso vou treinando o "não" para a empurroterapia.

Re: Revisão dos 10 mil km - Fabio - 05/06/2009 13:28

Para o meu Astra eu também ganhei um vale troca de óleo, porem não aceitaram eu pagar a diferença para o 5W30, então eu guardei os litros do 20W50, atravessei a rua, comprei numa concessionária Ford o 5W30, que é o mesmo óleo da GM e ainda quase $10,00 mais barato por litro. Eles colocaram sem problemas.
Se vc colocar o 20W50 e depois substituir pelo 5W30 vc terá que trocar o filtro de óleo, para não misturar óles diferentes.
Quanto ao filtro de combustível eu também ouvi que é bom trocar ates, mas imaginava com 20.000 km. A recomendação de 10.000 km esta no manual?

Re: Revisão dos 10 mil km - Admin - 05/06/2009 18:18

Olha só a "qualidade" do atendimento das concessionárias Chevrolet: cheguei lá as 14h em ponto, sem atraso. Passei na atendente e ela mandou levar no box do mecânico e... não pode fazer a revisão pois estava ocupado com 2 carros! Tentou ver se outro mecânico poderia ver e não tinha mais ninguém desocupado. Ele mesmo disse que seria coisa rápida, só trocar óleo e filtros (óleo, combustível e ar), carimbar o manual e pronto.

Resultado: remarquei para quarta-feira 8h da manhã. Detalhe: questionei ele sobre a quilometragem na hora da revisão, já que rodo 250 km por dia e até quarta já estaria com 11 mil km, ele me disse que lançaria no sistema e carimbava no manual só 10 mil km...

Agora com esse seu relato do cheque bônus estou pensando seriamente em trocar o óleo amanhã numa boa loja de lubrificantes e na quarta pedir para ele carimbar o a troca do óleo no manual e dar o óleo do cheque bônus para ele, já que ele falou que iria quebrar meu galho só fazendo o realmente necessário (sem empurroterapia e a confirmação que eles fazem isso).

Re: Revisão dos 10 mil km - Fabio - 05/06/2009 18:45

Embora minha experiencia não tenha dado certo não quer dizer que na concessionária onde vc esta levando eles não aceitem fazer a troca do 20w50 pelo 5w30, ainda mais porque no manual da meriva o óleo recomendado é 5w30 e no astra os dois. Acho que vale a pena vc levar o carro lá na quarta e ver o que acontece, de repente eles já colocam o 5w30 e vc não precisa fazer nada. No pior caso vc compra o óleo 5w30 e guarda os 20w50.
Quanto a km da revisão, se não estou enganado na teoria a tolerância é de 1000 km, mas na prática como vc já esteve lá e conversou acredito que não vão criar caso mesmo que passe um pouco disso, a final, eles estão ganhando com isso!

Re: Revisão dos 10 mil km - Admin - 10/06/2009 20:56

Bom, semana passada não tinha dado para efetuar a revisão com o mecânico que escolhi, então tinha remarcado para hoje. Mas alguém lá mudou para outro mecânico, bati o pé e fiz com o que eu tinha marcado.

O valor da revisão foi de 41 reais, só sendo cobrado o filtro de óleo e o de combustível. Quanto ao óleo... entreguei o cheque bônus para o mecânico e pedi para colocar o 5w30, sendo que eu pagaria a diferença, e ele disse que poderia fazer isso. Depois na hora de efetuar a troca vi que estava colocando o 20w50, então questionei o combinado mas ele disse que o cheque bônus só podia usar esse óleo blá blá blá que não tem problema blá blá blá.

Deixei para lá e estou com uma dúvida: sexta coloco óleo certo ou deixo com esse 20w50 assim mesmo? É que lá vi umas 2 Merivas táxi e que usam esse óleo, já com 40 mil km e GNV na veia, sem nenhum problema no motor. E eu fico parecendo um ET, diferente de todos só por querer usar o óleo que o manual manda.

Re: Revisão dos 10 mil km - Fabio - 17/06/2009 13:59

É aquela história cada um é cada um...Se no manual da Meriva 1.4 recomenda o 5W30 a concessionária deveria ser a primeira a fazer a coisa certa e seguir essa recomendação...O que não fizeram. Teoricamente vc poderia ligar no 0800 da GM e fazer uma reclamação pedindo que eles fizessem a substituição pelo correto sem cobrar nada. Minha familia hoje só tem GM, total de 5 carros, todos eles usamos 5W30. Nos GMs anteriores usavamos o 20w50 e nunca tivemos problemas, porém sentimos diferença a usar o 5w30, como por exemplo, o motor trabalha mais redondo, suave, menos ruido, pega mais fácil nos dias frios e não dão aquela batidinha de válvula devido ao tucho como é normal nesses motores quando frios. Tenho um colega aqui que tem um corsa 1.4 que colocou o 20w50 e teve uma série de problemas para ligar o carro em dias frios, até que a própria concessionária que colocou o 20w50 substituiu pelo 5w30 alegando que a GM estava recomendando usar somente esse óleo. Essas Merivas que vc esta se referindo são 1.4 ou 1.8?

Re: Revisão dos 10 mil km - mealnero - 17/06/2009 15:09

Prezado Horatio,

Acho que o Fábio tem razão. Se eu fosse você ligava para a GM e fazia a reclamação. Ocorreu um caso destes comigo no celta. Só que nesse caso foi só a troca de óleo sem garantia. Troquei uma vez na concessionária na garantia e o próprio técnico me disse que a recomendação era de que colocasse óleo 5W30, inclusive trocando o filtro. Na próxima troca ( depois de 5 mil Km) fui à concessionária fazer a troca e me passaram o mesmo preço que eu tinha pago anteriormente e fui acompanhar a troca. Conclusão: me aparece o mecânico com o óleo 20W50 na mão e na mesma hora falei que o óleo não era aquele. Como já tinham baixado o óleo do carro, tive que esperar 3 horas pela troca de óleo , pois a própria concessionária não tinha o óleo 5W30 e mandou alguém sair para comprar.
Na hora de pagar a troca de óleo o valor ficou bem mais alto, quase o dobro, paguei mas reclamei muito do péssimo atendimento e da confusão.
Liguei para a GM e registrei a reclamação do atendimento da concessionária. A própria concessionária me ligou pedindo desculpas pelo ocorrido e que iria tomar as medidas cabíveis em relação ao atendimento.
Lá em casa são 3 GM´s e só uso óleo 5W30. O celta batia tucho direto com o óleo 20W50 que colocaram na segunda troca sem eu saber.depois que passei a colocar 5W30 melhorou bastante. O Corsa sempre foi 5W30 e na Meriva na primeira troca, vou exigir o 5W30. Caso contrário nem troco e ligo para o Atendimento chevrolet.
Carro fora da garantia só troco óleo no posto, olhando a troca.

Abraços

Mealnero

Re: Revisão dos 10 mil km - Admin - 17/06/2009 22:50

Na época da primeira troca, a dos 5 mil km, eu liguei para a GM e eles falaram que a concessionária poderia usar o 20w50 se não tivesse o 5w30, mas não foi o meu caso. Mas como paguei eles colocaram o 5w30. Agora não, então estou procurando uma boa loja de lubrificantes para colocar óleo da BR, mas por incrível que parece o óleo ACDelco na concessionária é mais barato! Lá é 20 reais o litro e o BR tenho achado de 25 a 40 reais o litro, o mesmo óleo!